CONTEXTO
A Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou-nos o desafio: falar com os jovens portugueses sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV). A grande dificuldade? Comunicar os riscos de um vírus sexualmente transmissível para um target que recebe, por dia, centenas de estímulos bem mais tentadores.
“HPV e Quê?” foi um projeto criado para acabar com os quês e porquês dos jovens portugueses sobre o vírus. Se o desafio era captar atenção de um público que não nos quer ouvir, tornámo-nos no que querem ouvir.
SOLUÇÃO
O músico WAZE, referência para o target, foi a resposta que encontrámos para o fazer. Convidámos o rapper a escrever uma música sobre o tema e interpretá-la pelas escolas portuguesas, dando cara e voz pela causa. Se o beat aliciava, a lírica ensinava. A partilha de dezenas de conteúdos genuínos pelos seus 100K seguidores foi essencial para assaltar o feed e a consciência dos mais jovens.
Mas nem só de música viveu o “HPV e Quê?”. Ao longo do roadshow, os jovens participaram em desafios de realidade virtual e interagiram com tatuagens temporárias em realidade aumentada.
RESULTADO
Em 3 meses, realizámos um dos maiores roadshows em Portugal dos últimos anos, com 33 escolas percorridas, 55K likes nas publicações, mais de 202K visualizações nos insta stories e a presença em vários programas televisivos. O retorno mediático foi de 435 mil euros, mas o melhor resultado foi outro – a vacina entrou para o Plano Nacional de Vacinação! No ano seguinte, voltámos às escolas para fazer novamente a pergunta: “HPV, e Quê?”.
PRÉMIOS
– Clube da Criatividade de Portugal – Bronze em Ativação de Marca (2020)
– Prémios Eficácia – Shortlist (2020)